AcompanhamentosCarnes e omeletescarnes vermelhas

CONTRAFILÉ COM CROSTA DE GORGONZOLA E LEGUMES NA MANTEIGA

1 Minuto(s) de leitura
Rendimento:
6 porções pessoas
Tempo:
25 minutos

Ingredientes


    4 bifes de contrafilé (cerca de 200 g cada)

    Sal e pimenta a gosto

    100 g de queijo gorgonzola

    2 colheres (sopa) de manteiga

    2 colheres (sopa) de azeite de oliva

    2 dentes de alho picados

    1/2 xícara (chá) de farinha panko

    Coentro picado (opcional, para decorar)

    LEGUMES NA MANTEIGA

    Tomate de rama

    1 cabeça de alface romana

    1 cebola roxa

    200 g de cogumelo Portobello

    3 colheres (sopa) de manteiga

    Sal e pimenta a gosto

    Suco de meio limão (opcional, para dar um toque cítrico)

Modo de Preparo

CONTRAFILÉ
Tempere os bifes de contrafilé com sal e pimenta a gosto em ambos os lados. Pré-aqueça o forno a 200°C. Em uma tigela pequena, misture o queijo gorgonzola, a manteiga, o alho picado e a farinha panko até obter uma pasta homogênea. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio-alto. Adicione os bifes de contrafilé e grelhe por cerca de 3-4 minutos de cada lado ou até que estejam dourados por fora e cozidos conforme o seu gosto desejado. Retire os bifes da frigideira e transfira-os para uma assadeira. Espalhe uniformemente a pasta de queijo gorgonzola e a farinha panko sobre os bifes de contrafilé grelhados, cobrindo-os completamente. Leve os bifes de contrafilé com a crosta de gorgonzola e farinha panko ao forno preaquecido por cerca de 5-7 minutos ou até que o queijo esteja derretido, a crosta esteja dourada e crocante.
Retire os bifes do forno e deixe descansar por alguns minutos. Transfira os bifes de contrafilé para pratos de servir, regue com os sucos que se acumularam na assadeira e, se desejar, polvilhe com ervas frescas picadas para decorar. Sirva imediatamente os bifes com a deliciosa crosta de gorgonzola e farinha panko. Aproveite esta refeição saborosa e sofisticada!

LEGUMES NA MANTEIGA
Lave bem os vegetais. Separe as folhas da alface romana. Corte a cebola roxa em fatias finas. Limpe os cogumelos com um pano úmido e corte-os em fatias. Em uma frigideira grande, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio-alto. Adicione a cebola roxa fatiada à frigideira e refogue por alguns minutos, até ficar macia e começar a dourar. Acrescente os cogumelos fatiados à frigideira e refogue por mais alguns minutos, até que estejam macios e dourados. Adicione as folhas de alface romana à frigideira. Tempere com sal e pimenta a gosto e mexa bem para que os vegetais se misturem com os
cogumelos e a cebola. Cozinhe por mais alguns minutos, mexendo ocasionalmente, até que as folhas de alface murchem ligeiramente. Se desejar um toque cítrico, esprema o suco de meio limão sobre os legumes na frigideira e mexa bem. Finalize adicionando a última colher (sopa) de manteiga à frigideira e mexa até derreter e incorporar aos legumes. Retire os legumes da frigideira e sirva imediatamente como acompanhamento para o prato principal.

Você também pode gostar
Acompanhamentos

RISOTO DE TRÊS QUEIJOS

1 Minuto(s) de leitura
CALDO Faça um buquê com o alho-poró, o louro, o tomilho e a salsa. Amarre com um barbante e reserve. Em uma…
AcompanhamentosCarnes e omeletes

POLENTA AO MOLHO DE LINGUIÇA

1 Minuto(s) de leitura
Em uma panela, ferva a água e acrescente o fubá aos poucos, mexendo com um batedor de arame sempre, para não empelotar….
AcompanhamentosCarnes e omeletescarnes suínas

FEIJOADA COM FAROFA DE BACON

1 Minuto(s) de leitura
Em uma panela quente com água, ferva a carne-seca e o lombo suíno por 20 minutos. Reserve. Em uma panela quente com…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.